Segue a Nota de Esclarecimento conjunta do CONAFLOR e da ABRACAMPO, sobre a natureza das essências florais e da atuação da Terapia Floral!!!!
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral – CONAFLOR e a ABRACAMPO – Associação Brasileira de Pesquisadores de Essências de Campo de Consciência, em suas atribuições de zelar pela Terapia Floral, pela atuação do Terapeuta Floral e pela defesa e proteção do público consumidor, vem oferecer alguns esclarecimentos importantes acerca dos critérios de atuação e uso dos florais, evitando desta forma equívocos conceituais.
Em primeiro lugar destacamos que, conforme definido no Código de Ética do Terapeuta Floral, as essências florais são preparados naturais e artesanais, que trazem em seu conteúdo o padrão de consciência de uma ou diversas manifestações originárias na Natureza. Essas essências atuam no campo de consciência dos seres vivos, favorecendo o despertar de talentos, virtudes e potenciais latentes, resultando na restauração da paz, harmonia, bem-estar, saúde e equilíbrio.
Pela sua própria natureza consciencial, as essências florais não têm impactos diretos sobre a bioquímica do corpo, como têm os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas. Elas não são insumos, nem medicamentos e, portanto, não substituem a necessidade de utilização dos mesmos e, consequentemente, não dispensam os cuidados médicos ou de outro profissional.
A Terapia de Florais faz parte da grade de Práticas Integrativas e Complementares disponíveis no SUS, tendo sido incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC/SUS) pelo Ministério da Saúde, através da portaria 702, de 21 de março de 2018.
Dentre as várias ações do CONAFLOR e da ABRACAMPO destacamos o Projeto SOS FLORAIS, que vem apoiando as diversas iniciativas emergenciais de suporte e acolhimento às populações vítimas de calamidades coletivas, como no caso de Brumadinho, onde acompanhamos o esforço intenso dos Terapeutas Florais em acolher a população, os socorristas e demais envolvidos nos eventos enfrentados.
Dando seguimento ao acolhimento desta população, ainda se faz necessário o encaminhamento de ações visando a recuperação dos quadros de estresse pós-traumático, fruto dos momentos marcantes enfrentados, seja a nível individual, coletivo, ecológico e ambiental. Nesse movimento, os florais podem favorecer a liberação da congestão emocional, num processo de purificação dos padrões mentais e emocionais, resgatando o equilíbrio e o bem-estar.
Nesse processo de oferta da assistência floral, vale destacar que os benefícios oferecidos pelos florais estão conceitualmente voltados para promoção da atenção integral à saúde, concebida a partir de um olhar humanizado, através do cultivo de uma postura acolhedora, uma escuta receptiva, solidária e afetuosa. A Terapia Floral está focada no cuidado integral do sujeito, com atenção voltada para o doente e não para a doença, apoiando-o em sua dor e sofrimento, estimulando a consciência de si mesmo, a autonomia e o autocuidado.
A partir desse olhar, consideramos necessário que possamos cultivar com clareza e foco os princípios e os objetivos desta abordagem, para que possamos usufruir com plenitude dos benefícios oferecidos pela Terapia Floral.
Esta ê a orientação passada aos associados, de forma institucional. Estamos disponíveis para quaisquer outros esclarecimentos.
"Terapia Floral por Terapeutas Florais"
Diretoria do CONAFLOR
DIRETORIA DA ABRACAMPO
Comments