top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteconaflor

NOTA DE ESCLARECIMENTO - CONAFLOR & ABRACAMPO

Segue a Nota de Esclarecimento conjunta do CONAFLOR e da ABRACAMPO, sobre a natureza das essências florais e da atuação da Terapia Floral!!!!



NOTA DE ESCLARECIMENTO


O Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral – CONAFLOR e a ABRACAMPO – Associação Brasileira de Pesquisadores de Essências de Campo de Consciência, em suas atribuições de zelar pela Terapia Floral, pela atuação do Terapeuta Floral e pela defesa e proteção do público consumidor, vem oferecer alguns esclarecimentos importantes acerca dos critérios de atuação e uso dos florais, evitando desta forma equívocos conceituais.

Em primeiro lugar destacamos que, conforme definido no Código de Ética do Terapeuta Floral, as essências florais são preparados naturais e artesanais, que trazem em seu conteúdo o padrão de consciência de uma ou diversas manifestações originárias na Natureza. Essas essências atuam no campo de consciência dos seres vivos, favorecendo o despertar de talentos, virtudes e potenciais latentes, resultando na restauração da paz, harmonia, bem-estar, saúde e equilíbrio.

Pela sua própria natureza consciencial, as essências florais não têm impactos diretos sobre a bioquímica do corpo, como têm os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas. Elas não são insumos, nem medicamentos e, portanto, não substituem a necessidade de utilização dos mesmos e, consequentemente, não dispensam os cuidados médicos ou de outro profissional.

A Terapia de Florais faz parte da grade de Práticas Integrativas e Complementares disponíveis no SUS, tendo sido incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC/SUS) pelo Ministério da Saúde, através da portaria 702, de 21 de março de 2018.

Dentre as várias ações do CONAFLOR e da ABRACAMPO destacamos o Projeto SOS FLORAIS, que vem apoiando as diversas iniciativas emergenciais de suporte e acolhimento às populações vítimas de calamidades coletivas, como no caso de Brumadinho, onde acompanhamos o esforço intenso dos Terapeutas Florais em acolher a população, os socorristas e demais envolvidos nos eventos enfrentados.

Dando seguimento ao acolhimento desta população, ainda se faz necessário o encaminhamento de ações visando a recuperação dos quadros de estresse pós-traumático, fruto dos momentos marcantes enfrentados, seja a nível individual, coletivo, ecológico e ambiental. Nesse movimento, os florais podem favorecer a liberação da congestão emocional, num processo de purificação dos padrões mentais e emocionais, resgatando o equilíbrio e o bem-estar.

Nesse processo de oferta da assistência floral, vale destacar que os benefícios oferecidos pelos florais estão conceitualmente voltados para promoção da atenção integral à saúde, concebida a partir de um olhar humanizado, através do cultivo de uma postura acolhedora, uma escuta receptiva, solidária e afetuosa. A Terapia Floral está focada no cuidado integral do sujeito, com atenção voltada para o doente e não para a doença, apoiando-o em sua dor e sofrimento, estimulando a consciência de si mesmo, a autonomia e o autocuidado.

A partir desse olhar, consideramos necessário que possamos cultivar com clareza e foco os princípios e os objetivos desta abordagem, para que possamos usufruir com plenitude dos benefícios oferecidos pela Terapia Floral.

Esta ê a orientação passada aos associados, de forma institucional. Estamos disponíveis para quaisquer outros esclarecimentos.


"Terapia Floral por Terapeutas Florais"



Diretoria do CONAFLOR




DIRETORIA DA ABRACAMPO






101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page